quarta-feira, 9 de junho de 2010

Software identifica desperdício de energia

Testado pela distribuidora elektro, sistema enxerga falhas e evita a perda de energia nas redes de distribuição.

Bruna Bessi, IG São Paulo - 09/06/2010


        As redes de distribuição são as maiores responsáveis pelas perdas no sistema elétrico. Segundo estimativas do setor, o Brasil desperdiça cerca de 20% da eletrecidade que produz no caminho entre a usina geradora de energia e os consumidores, o que equivale à geração de uma usina de porte medio, como a de ilha solteira, no noroeste do estado de São Paulo, com capacidade de 3.400MW.  Para tentar diminuir esse impacto, o pesquisador da Universidade estadual paulista (UNESP), Antonio Padilha feltrin, criou uma nova metodologia e um Software que auxiliam no cálculo e na identificação dos pontos mais vulneráveis das redes de distribuição.
        Desenvolvido com  investimentos da Fapesp e da distribuidora de energia elektro, o software usa uma metodologia  de análise e capacitação de dados mais simples que os de modelos de cálculo já exitentes no mercado. O objetivo, diz Feltrin, é reduzir a complexidade das medições, que contam com grande número de equipamentos, consumidores e pontos de avaliação.
        No sistema criado pela Unesp, são inseridas informações sobre o tipo de cabo usado, as medições de energia nas subestações, a quantidade de transformadores que a empresa possui e suas potências." A manutenção dos dados depende das alterações na rede. Se forem instalados mais transformadores, é preciso que haja atualização", afirma Feltrin.
        A nova tecnologia foi aplicada na elktro e dentre os resultados apresentados, a rapidez e a precisão das análises foram os mais relevantes. " As distribuidoras precisam fazer esses cálculos pelo menos uma vez por mês. com o novo software, após a inserção dos dados, foi possível fazer a medição em um dia", afirma Feltrin.
        A existência de um software que identifica falhas, torna o sistema mais eficaz, diz Rodrigo Aguiar, diretor da empresa de energia, até porque não é feita a manutenção  recomendada periodicamente.
        O sistema ainda não está a venda, pois vem sendo aprimorado, apesar de já existirem empresas de vendas de softwares interessadas. Em vez de oferecer apenas um número, o software apresentará uma faixa de precisão, afirma.



     Ronaldo

 em 09/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário